Apresentação da Fundação "Mais Arte"

História

A Fundação Mais Arte nasceu da boa vontade do senhor Alberto Ostra, que nos cedeu o seu antigo palacete no número 1250 da Avenida da Liberdade em Lisboa, para expor e promover o trabalho de novos artistas portugueses, nas vertentes da fotografia, pintura e escultura contemporâneas.
O contracto que deu origem à fundação foi firmado dia 11 de Dezembro de 2009 com os administradores Bianca Côrte-Real, Catarina Alves, Sandra Pinto, Sara Alves e Sérgio Batista, de quem estará a cargo a gestão da fundação e a organização das exposições.
O espaço da Fundação abrirá portas no Sábado, dia 20 de Março de 2010, após a adaptação do edifício para exposições. A primeira exposição incidirá sobre o trabalho de novos artistas portugueses e será subordinada ao tema “ostra”, em homenagem ao nosso mecenas.

Logótipo
O nosso logótipo é inspirado num conhecido quadro de Vermeer, “A Rapariga do Brinco de Pérola”. Esta é uma das obras preferidas do nosso mecenas e ao mesmo tempo ilustra, de um modo subtil, o papel das musas na criação artística, que pela sua preciosidade pode ser considerada uma pérola.

Missão

A Fundação Mais Arte não possui fins lucrativos e destina-se a divulgar e valorizar os trabalhos portugueses nas áreas da fotografia, pintura e escultura contemporâneas, com especial incidência nos jovens artistas.

Objectivos

Como a Fundação é uma criação recente, o nosso objectivo é torná-la reconhecida e economicamente sustentável, de modo a divulgar a arte criada em Portugal, dentro do país e no estrangeiro, bem como os novos artistas portugueses com potencial.

Metas

Pretendemos firmar parcerias com outras galerias, fundações e instituições, tendo em vista a troca de espólio e o financiamento. Em 2010 desejamos montar quatro exposições temporárias de novos artistas, de modo a lançá-los no mercado e a ajudá-los a vender a sua obra.

Estratégia

A Fundação ambiciona alcançar o reconhecimento do público e tornar-se sustentável, através da receita provinda das exposições organizadas e do financiamento das parcerias criadas.
O prestígio da Mais Arte será alcançado pela qualidade das suas exposições e pelo renome dos seus parceiros. O objectivo da Fundação é tornar a arte criada em Portugal, bem como os novos artistas, reconhecidos sob a égide do seu nome e apoio. Acreditamos que a longo prazo o nosso papel no meio artístico português nos traga reconhecimento e nos permita lançar novos artistas e auxiliá-los na venda do seu espólio.
Para concretizar isto organizaremos vernissage e uma campanha publicitária, de modo a promover a Fundação e as suas exposições. Tudo isto será enquadrado numa campanha de relações públicas.

A Campanha

A Fundação abrirá portas, como já foi referido, Sábado, 20 de Março de 2010 e as entradas serão gratuitas durante a primeira semana. Na noite de Sexta para Sábado terá lugar uma vernissage para a qual serão convidados grandes nomes ligados à arte, ao Estado, a empresas e a fundações, bem como algumas figuras públicas. A cobertura mediática também será assegurada, uma vez que o objectivo da vernissage é apresentar a Fundação a figuras de proa e ao público, de modo a adquirir reconhecimento e aliciar possíveis parceiros. Pretendemos ainda dar a conhecer o nosso edifício e o trabalho dos novos artistas a pessoas e instituições de renome.
Entre Janeiro e Março a Mais Arte procurará promover-se junto do público, através de anúncios de televisivo, de colunas em jornais e revistas, de páginas na internet (site) e nas redes sociais (Twitter e Facebook). Desejamos chegar à generalidade do público através destes meios, comunicando assim directamente com ele e possibilitando que este entre em fácil contacto com a Fundação.
Serão também concebidos outdoors e panfletos a distribuir em vários locais. Durante o mês de Dezembro, será ainda publicado um comunicado de imprensa com o fim de apresentar a Fundação. Nesse sentido, os administradores procurarão também conceder entrevistas aos vários media.

Stakeholders da campanha

Os alvos da campanha serão críticos e historiadores de arte, a imprensa, directores de museus, faculdades e o Ministério da Cultura, bem como coleccionadores e o público em geral, principalmente aquele que se interessa pela arte nacional (possíveis compradores).

Objectivo da Campanha

O objectivo da campanha será promover a Mais Arte e as suas exposições, junto das várias instituições referidas e do grande público, de modo a divulgar a Fundação dentro e fora do meio artístico e a granjear prestígio, como também parcerias com instituições reconhecidas. O nosso intuito final é conseguir uma boa afluência à nossa primeira exposição e garantir o reconhecimento público da Fundação.

Panfleto


Outdoor

O site e as páginas nas redes sociais

O site da Fundação apresentará a nossa história, missão e objectivos e esmiuçará o conteúdo das suas exposições, bem como o rumo dos projectos em que estamos envolvidos. Pretendemos que seja um site acessível, informativo, e graficamente atractivo e dinâmico.
O mesmo se processará nas redes sociais, onde através de actualização diária, informaremos o público que nos segue sobre os eventos que estão a decorrer e procuraremos ouvir as suas críticas e sugestões.

O anúncio televisivo, as colunas na imprensa e as entrevistas dos administradores

O anúncio televisivo, as colunas na imprensa e as entrevistas dos administradores procuram dar a conhecer a Mais Arte e os seus fins ao grande público, cativando-o para visitar as nossas exposições. O spot televisivo apostará em imagens do edifício da fundação e na divulgação, através dos administradores, dos propósitos da Mais Arte. As colunas na imprensa e as entrevistas também apostaram na publicitação do nosso trabalho e exposição.



Trabalho Realizado por:

Bianca Côrte-Real
Catarina Alves
Sandra Pinto
Sara Alves
Sérgio Batista



Sem comentários:

Enviar um comentário

Apresenta as tuas dúvidas e contributos.